quinta-feira, 18 de abril de 2013

Como fazer Tapete de Arraiolo

O ponto arraiolo é muito simples de se produzir, para começar tenha em mãos seguintes materiais: gráfico de sua preferência, Lã, Juta (Para se usado como tela), Cola, Agulha, Tear, Chapas de compensado e Tesoura. Para melhor entendimento é necessário que siga o passo a passo a seguir:




Passo 01: GRÁFICO
Antes de tudo é preciso que você trace seu desenho,Você precisa transformar o seu gráfico semelhante os que são feitos para ponto e cruz.
Passo 02: Contornando o desenhoApós o desenho ter sido feito na tela, é hora de copiá-lo com as cores determinadas pelo desenho que será reproduzido.
Passo 03: O preenchimento da tela
Logo depois que terminar o contorno do desenho é hora de fazer o preenchimento. Primeiro preencha os desenhos, logo depois já pode começar a preencher os espaços do fundo da tela.
Depois que preencher totalmente o tapete, ele deve ser escovado, isso serve para perceber se é necessário algum arremate, se falta algum preenchimento ou engano em alguma cor.
Passo 05: Produzindo a franja
Para o acabamento deve ser feito um tear de franja, com as linhas trançadas e presas por uma auréola.
Passo 06: Unindo a franja ao tapete
Depois que a franja estiver pronta, ela deve ser colocada no tapete, você pode fazer isso usando os mesmo materiais usado no processo de produção do tapete (agulhas e linhas)
Passo 07: Em gomação
Para finalizar, você precisa prender a peça em uma tabua, é importante que pregue toda a margem por igual, para que o tapete fique com as mesmas medidas em cada ponta, depois você deve passar uma solução de cola branca com a ajuda de um rolo de pintor e deixar o tapete secar ao sol.
Viu como é bem simples a produção de um tapete arraiolo? Se você ainda possui alguma dúvida, basta assistir o vídeo da artesã Kátia Mendonça no programa Sabor e vida da Rede Aparecida. nesse link abaixo Viu como é bem simples a produção de um tapete arraiolo? Se você ainda possui alguma dúvida, basta assistir o vídeo da artesã Kátia Mendonça no Programa Sabor e Vida da Rede Aparecida.





6 comentários:

  1. Olá, Simone
    Faço arraiolo há mais ou menos vinte anos, mas nunca aprendi a fazer a franja de tear. Também tenho dificuldade pra achar o próprio tear para poder aprender. Você sabe onde posso achar? Meu email é neysamiller@yahoo.com.
    Abraços,
    Neysa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A expressão "Faço arraiolo" não existe em português. Também não há "ponto arraiolo". Existem, sim, os tapetes de Arraiolos, vila alentejana (Alentejo, sul de Portugal) com o seu ponto caraterístico e belíssimos desenhos e cores.

      Excluir
  2. Ola Simone tudo bem. Preciso aprender a fazer e pintar o desenho na juta para fazer o arraiolo. Gostaria de aprender a pintar o desenho mas não encontro quem de aula disso. Vc da aula ou conhece quem dá nem que for em DVD. Moro em Campinas. Aguardo retorno Grata

    ResponderExcluir
  3. Esse trabalho mostrado acima é de um grande amigo que tem a produção de Tapetes Arraiolos em Florestal. JR Tapetes Arraiolos - http://www.jrtapetes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá. Para fazer a gomacao e só passar a cola branca pura ou diluída em água? Obrigada

    ResponderExcluir